quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aplicação dos BLOGS na disciplina de Comunicação Científica

Continuando o “resumo” do artigo “Blogs: Aplicação na Educação em Química”. Vimos qual era a finalidade da criação de um blog na educação e no segundo post vimos como funciona todo o sistema desde a criação do blog até a avaliação. Agora para finalizar vamos ver os resultado obtidos pelos pesquisadores.
O professor separou a turma de 28 alunos em grupo, de três a cinco membros. Os alunos tiveram que desenvolver, ao longo do semestre, atividades e postar as mesmas no Blog. Foram trabalhados artigos científicos. Cada aluno teve que elaborar um texto sobre o artigo e publicar.
Ao final de todo o trabalho os alunos tiveram que responder um questionário de quatro perguntas sobre ao uso e aceitação ao blog. O questionário foi  composto pelas seguintes afirmações:
 1) Eu considero a utilização do blog nesta disciplina relevante
2) O blog deve ser mantido nas próximas edições da disciplina
3) Eu acho o blog fácil de usar
 4) As instruções contidas no blog auxiliaram a realização das atividades.
E tinha 5 alternativas de respostas, são elas:
a)      Concordo Fortemente
b)      Concordo
c)        Indeciso
d)       Discordo
e)      Discordo Fortemente
Através das respostas foi possível elaborar um gráfico para melhor entender.

Podemos observar que na primeira afirmação 50% dos alunos tiveram uma boa aceitação. Na segunda afirmação 70% dos alunos gostariam de dar continuidade do uso do blog. Para a afirmação número 3, que trata da facilidade, 80% dos estudantes registraram respostas favoráveis. Por sim, para a ultima afirmação aproximadamente 80% dos alunos responderam de forma positiva acredita, ou seja, acreditam no  auxílio  das  instruções contidas no blog para a realização das atividades. Essa foi uma analise quantitativa e para uma análise qualitativa foi analisado os comentários que os alunos deixaram no Blog.
Por fim, o artigo mostra que há uma aceitação dos alunos para o uso dos Blogs na educação. Assim o blog pode ser visto como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial.
By: Bruna Estefani