sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Construção dos Blogs

O blog pode ser utilizado em diversas disciplinas, com diversos propósitos educacionais. Não existe uma escolaridade própria para seu uso devido a sua flexibilidade é o uso ilimitado.
Mas como inserir o blog na educação?
Browntein e Klein (2006) sugere oito passos para inserir no ensino universitário de ciências. Os oito passos podem ser usados para o ensino médio.
 1º Decidir o propósito do Blog.
2º  Decidir quem vai postar no blog.
3º Estabelecer regras de freqüência de postagem e avaliação destas.
4º Conhecer as regras de utilização que a instituição estipulou.
5º Decidir se o blog será público ou privado.
6º Criar regras de etiqueta para o uso do blog pelos alunos.
7º.  Adaptar os blogs às necessidades do ensino;
8º Tornar o blog uma extensão agradável da sala de aula.

A primeira etapa da construção do blog consiste em determinar a modalidade, a autoria e a privacidade. A segunda etapa constitui na escolha de um servidor para criar o blog. Tem que ser um que disponibilize uma boa edição de texto suportasse  vários formatos de arquivos e possibilite  a  autoria  coletiva  e individual e a privacidade, de preferência tudo isso gratuitamente.
Para fazer um breve relato do que foi feito pelos pesquisadores usarei a metodologia da professora Juliane, que tenho certeza que está copiando desse artigo.

Primeiro apresentou para os alunos o Blog. Em seguida ficou em aberto para que os alunos escolhessem criar um blog individual ou em grupo. Em seguida decidiu formar grupos para a criação do blog. Foi estipulado o que seria feito. Cada aluno teria que postar individualmente sobre o tema cientifico que ficou de trabalhar. O blog ficou visível para o publico, afinal tem o fim educativo. Os alunos puderam editar a aparência do blog, escolher um nome. Foi decidido a freqüência que os alunos teriam que postar no blog. Os blogs foram incrementados com linkins de outros sites como Scielo e Química Nova. E foi criado um linkin com instruções, do que deveria ser feito, cronograma (quando teria que ser postado), monitoria ( o horário em que passaria vendo as postagens).
Ou seja, tudo o que a professora está Juliane está realizando foi feito por esses pesquisadores com outra turma. O nosso linkin de instruções, cronograma e monitoria é próprio blog dela.
By: Bruna Estefani

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

 Ensino de ciências na 5ª serie através software educacional: o desperta da física.


Crianças convivem diariamente com a tecnologia, não seria muito difícil leva experiências ou métodos tecnológicos envolvendo a física. Baseando se em jogos científicos com finalidade de produzir aprendizagem, sons e animação fazem com que haja interação dos alunos na sala de aula.
O processo de assimilar é a parte de vê, ouvir e assim promovendo o conhecimento cientifico, a criança nessa fase de idade ela esta adapta ao conhecimento, pois a curiosidade, um debate em sala de aula, peças de tetro faz com que ela desenvolva sua opinião própria.Os software é um ótimo meio de educação na escola estimulando aprendizagem, mas com o auxilio do professor para que serve cada função, para que ele tenha uma ideia de qual a finalidade do programa.
 Procurando induzir os alunos a se diverti e a prender com os jogos ou programas educativos, que é um ótimo meio de relacionar aluno e professor e mostrar que a física não é só uma matéria, mais que vários fenômenos físicos ocorrem em nosso dia a dia, e mostrado um lado bem mais pratico de resolver os problemas e devolvendo varias habilidade dos alunos e raciocínio
O objetivo deste meio educacional não visa só o conhecimento do aluno mais também o do professor que devera se relacionar melhor com seus alunos.

By: Laari :D

Blogs: Aplicação na Educação em Química

O artigo “Blogs: Aplicação na Educação em Química” é uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o uso de blog na educação. É mais voltado para o ensino de química, mas pode nos ensinar muito sobre a forma correta de usar um blog na educação. Farei vários post para que não fique cansativo. Por enquanto é isso. Até quarta da semana que vem espero ter concluído todos os post. Partiremos do início.
Afinal o que é um BLOG?
Blog é como se fosse um diário onde você pode escrever tudo que quiser. Todo texto é chamado de Post ou Postagem. Além de textos você pode postar vídeos, imagens. Pode ter seguidores e seguir outras pessoas. De inicio o blog tinha a finalidade de postar tudo o que acontecia com as pessoas. Atualmente tem sido usado com a finalidade de ensinar, é o chamado “edublog”, ou seja, blog destinado à educação.
O blog é bem mais simples que um site, pois não necessita de manutenções. Os textos seguem em ordem cronológica, do mais atual para o mais antigo.
Porque eu vou querer um Blog?
É simples, se você gosta de escrever, de ver vídeos e gosta de dividir com outras pessoas, o blog é um bom meio para que isso ocorra. Atualmente tem sido defendido por pesquisadores, porque eles acreditam no seu potencial para educação. Já existem dois blogs dignos de notas: Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com alunos do ensino fundamental (Dutra e cols., 2006) e Blogs para a aprendizagem de física e química (Moresco e Behar, 2006).
Qual a finalidade desses blogs e como eles funcionam?
Bom, o blog de Dutra e cols tem o objetivo de desenvolver a autonomia e a criatividade de alunos do ensino fundamental. Os alunos tiveram que pesquisar sobre ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia, que são elas: o blog; os mapas conceituais, através do software Cmap Tools; e o wiki. E os alunos tiveram que postar no blog o que aprenderam sobre o tema pesquisado.
Já Moresco e Behar propuseram aos alunos de química e física do ensino médio a criação de blogs, onde os alunos, divididos em grupos, teriam que pesquisar e publicar textos ilustrativos e linkins sobre os temas curriculares de química e física. 

Por hoje é só.
by: Bruna Estefani