quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Blogs: Aplicação na Educação em Química

O artigo “Blogs: Aplicação na Educação em Química” é uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o uso de blog na educação. É mais voltado para o ensino de química, mas pode nos ensinar muito sobre a forma correta de usar um blog na educação. Farei vários post para que não fique cansativo. Por enquanto é isso. Até quarta da semana que vem espero ter concluído todos os post. Partiremos do início.
Afinal o que é um BLOG?
Blog é como se fosse um diário onde você pode escrever tudo que quiser. Todo texto é chamado de Post ou Postagem. Além de textos você pode postar vídeos, imagens. Pode ter seguidores e seguir outras pessoas. De inicio o blog tinha a finalidade de postar tudo o que acontecia com as pessoas. Atualmente tem sido usado com a finalidade de ensinar, é o chamado “edublog”, ou seja, blog destinado à educação.
O blog é bem mais simples que um site, pois não necessita de manutenções. Os textos seguem em ordem cronológica, do mais atual para o mais antigo.
Porque eu vou querer um Blog?
É simples, se você gosta de escrever, de ver vídeos e gosta de dividir com outras pessoas, o blog é um bom meio para que isso ocorra. Atualmente tem sido defendido por pesquisadores, porque eles acreditam no seu potencial para educação. Já existem dois blogs dignos de notas: Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com alunos do ensino fundamental (Dutra e cols., 2006) e Blogs para a aprendizagem de física e química (Moresco e Behar, 2006).
Qual a finalidade desses blogs e como eles funcionam?
Bom, o blog de Dutra e cols tem o objetivo de desenvolver a autonomia e a criatividade de alunos do ensino fundamental. Os alunos tiveram que pesquisar sobre ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia, que são elas: o blog; os mapas conceituais, através do software Cmap Tools; e o wiki. E os alunos tiveram que postar no blog o que aprenderam sobre o tema pesquisado.
Já Moresco e Behar propuseram aos alunos de química e física do ensino médio a criação de blogs, onde os alunos, divididos em grupos, teriam que pesquisar e publicar textos ilustrativos e linkins sobre os temas curriculares de química e física. 

Por hoje é só.
by: Bruna Estefani

Nenhum comentário:

Postar um comentário