quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Boas Festas!!!!

Foi um ano, sem dúvidas, cheio de emoções.
Nós amamos no início, conhecemos um pouco um dos outros e formamos conceitos.
Fizemos novas amizades, criamos ciclo de amigos que jamais vamos esquecer, mas, sobretudo fizemos inimizades também, faz parte.
Vamos levar pra sempre lembranças do nosso primeiro ano na Faculdade. Cada um tem uma história pra contar sobre essa nova experiência. O ano que vem se inicia e com ele mais um NOVO semestre. As novidades já não serão as mesmas. Serão ainda os mesmos colegas, por uma vez, outros desistirão e outros reingressarão. Assim será o percurso desse ciclo.
Espero que o semestre que vem seja tão cheio de surpresas como esse foi. Espero que seja cheio de conflitos, porque estes nos fazem crescer, seja cheio de alegria, porque isso é o que nos move e que saibamos novamente respeitar a individualidade do outro.
Foi, sem dúvidas, um ótimo Ano.
FELIZ NATAL para todos!!!
Boas Festas e um FELIZ ANO NOVO!!!!
By: Bruna Estefani

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A história em quadrinhos na sala de aula



Um dos meios mais fáceis de estimular as crianças a ler, é por meio das histórias em quadrinhos, pois crianças adoram desenhos coloridos que chamam atenção. Muitos autores adoram quadrinho nos livros didáticos, já com a intenção que os alunos se interessem pela leitura, pelo fato de não haver estimulo pelos pais ou pela própria escola.


Ps: Larissa :D

A História em Quadrinhos na sala de aula

Considerada apenas como um entretenimento é uma importante aliada para o ensino. Usada de diversas formas pode auxiliar na aprendizagem de novas línguas, como também pode ser um caminho para despertar o senso crítico do individuo. Além de ser usada para o ensino pode ser fonte de risos, como nos EUA onde as tiras muitas vezes são usadas para contar piadas diariamente.

fonte: http://drpepper.uol.com.br/tirinhas/0363.jpg


by: Bruna Estefani

HQ Sinuca

HQ por: Bruna e Rayrisom

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Crônica Q Ora Bolas

Esses objetos esféricos e coloridos que deslizam sobre o pano de uma mesa retangular, formam ao término de cada jogada, uma posição única e assimétrica. Compõem um conjunto homogêneo no tamanho, porém, com um colorido cintilante e diversificado feito as sete cores do arco-íris. Sem elas - as bolas de sinuca - não há jogo.


<><><>  <><>
<>
A Tacadeira – És tu que inicias todas as jogadas. Apesar de seres arremessada contra todas, tens a alma repleta de uma pureza alvejante. Quantos te enganam e tu nem dás bolas. Prometem, em pensamento, que irás em uma direção e que pararás em lugar tranqüilo e seguro. No entanto, te arremetem para lugares incertos e não sabidos. Quando estás na mão, proporcionas ao mandante várias opções de jogada. Jamais tiveste o interesse em ir ao poço.




Tu e tuas companheiras de cor possuem o menor valor extrínseco entre todas. Todavia, a jogada em  que dás a vida equivale ao valor do sangue que corre em tuas veias. Não é à toa que te chamam de Az.



És a primeira entre as finalíssimas. Quando chega a tua vez a coisa embala. No jogo nunca amarelaste, pois vales ouro.
Vives visivelmente camuflada sobre o pano verde. Quase sempre ficas quieta em teu ponto até que é chegada a tua hora. Apesar de tua timidez, muitas vezes servem-se de ti para alcançar jogadas vencedoras.
Já, na saída das partidas querem te usar como escudo entre a tacadeira e as vermelhinhas. És a de  menor valor entre as da linha longitudinal. Porém, és a primeira a ter a chance de terminar com a partida no momento marrom de tua morte.
Ficas situada num ponto estratégico do campo de disputa. Diria até que és a mais centrada no jogo. Numa gíria futebolística – jogas no meio-de-campo. És um excelente ponto de apoio para corrigir jogadas não tão perfeitas. Teu “sangue azul” caracteriza tua nobreza.

És a penúltima das chamadas “coloridas”. Em muitas situações a partida fica definitivamente encerrada com teu sacrifício mortal. Quando a “de maior valor” não foi bem preparada para a seqüência da partida, é a ti que recorrem para corrigir o erro. És ponto de referência para o triângulo vermelho do qual tu extrais, por aproximação, tão magnífica rósea cor. Como diz Cândido em Garganta da Serpente  “Pintada nos lábios de rósea cor traz a vontade de fazer amor”

Representas o clímax do jogo. Estás envolvida na vitória e na derrota, na alegria de um e na tristeza do oponente. Todos te procuram. Sacrifica-tes repetidas vezes para que seja alcançada a “maior tacada”. Quando estás só com tua algoz no campo de jogo, tua morte representa o encerramento da partida. Se no fim a igualdade permanece, teimas em voltar ao combate para que se estabeleça a definição da vitória. Regras específicas foram necessárias para traçar tua vida e o destino de teu negro visual.
Autor: Osli Cunha
Disponivel: http://www.strangersnooker.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=88&Itemid=91

by: Bruna Estefani

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Numpty Physics 0.2




Numpty physics é um jogo de raciocínio lógico, e de muita habilidade, criatividade e muita paciência. Estimula a persistência de modo que isso venha lhe trazer bens pra viva real.
Seria ótimo se fosse aplicado pra alunos não só do ensino médio mais também do ensino fundamental, pois é bom para o desenvolvimento intelectual da criança ou jovem, descobrindo a gravidade através do mouse (rabisco).


 
O intuito do jogo é que você faça objeto vermelho chegar até o objeto amarelo (estrela ou bola) utilizando os comandos Esc (apaga), R (reinicia), N ou Seta (muda de fase). E por sinal muito viciante, quando começa, não consegue mais para de jogar.


Ps: Larissa

Numpty Physics um jogo feito à mão

Numpty Physics é um jogo educativo voltado para área de física. É feito de estratégias e o objetivo é atingir a ESTRELA amarela com a PEDRA vermelha para passar para próxima fase. A cada fase o jogo aumenta a dificuldade e o jogador terá que pensar mais e agir menos para que alcance o objetivo.
O mouse é a caneta, com ele você pode desenhar outros objetos. A letra ‘R’ reinicia o jogo, a ‘N’ passa para próxima fase, ‘P’ volta à fase anterior e Esc apaga o que foi feito. A interface é bem simples, não há nada de sofisticado e o jogo não deixa há desejar por isso. A medida que o jogador tem que pensar para destruir a estrela fica mais emocionante e se estiver com um amigo que também esteja jogando  fica mais competitivo e divertido. Não é difícil gostar é só não ter preguiça de pensar.
Os elementos do jogo parecem ter sido desenhados a mão e por uma criança. É bastante colorido e eu recomendo. É possível encontrar o jogo educativo no site do BAIXAKI e o download é gratuito. Fica a dica para aprender se divertindo.

by: Bruna Estefani

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aplicação dos BLOGS na disciplina de Comunicação Científica

Continuando o “resumo” do artigo “Blogs: Aplicação na Educação em Química”. Vimos qual era a finalidade da criação de um blog na educação e no segundo post vimos como funciona todo o sistema desde a criação do blog até a avaliação. Agora para finalizar vamos ver os resultado obtidos pelos pesquisadores.
O professor separou a turma de 28 alunos em grupo, de três a cinco membros. Os alunos tiveram que desenvolver, ao longo do semestre, atividades e postar as mesmas no Blog. Foram trabalhados artigos científicos. Cada aluno teve que elaborar um texto sobre o artigo e publicar.
Ao final de todo o trabalho os alunos tiveram que responder um questionário de quatro perguntas sobre ao uso e aceitação ao blog. O questionário foi  composto pelas seguintes afirmações:
 1) Eu considero a utilização do blog nesta disciplina relevante
2) O blog deve ser mantido nas próximas edições da disciplina
3) Eu acho o blog fácil de usar
 4) As instruções contidas no blog auxiliaram a realização das atividades.
E tinha 5 alternativas de respostas, são elas:
a)      Concordo Fortemente
b)      Concordo
c)        Indeciso
d)       Discordo
e)      Discordo Fortemente
Através das respostas foi possível elaborar um gráfico para melhor entender.

Podemos observar que na primeira afirmação 50% dos alunos tiveram uma boa aceitação. Na segunda afirmação 70% dos alunos gostariam de dar continuidade do uso do blog. Para a afirmação número 3, que trata da facilidade, 80% dos estudantes registraram respostas favoráveis. Por sim, para a ultima afirmação aproximadamente 80% dos alunos responderam de forma positiva acredita, ou seja, acreditam no  auxílio  das  instruções contidas no blog para a realização das atividades. Essa foi uma analise quantitativa e para uma análise qualitativa foi analisado os comentários que os alunos deixaram no Blog.
Por fim, o artigo mostra que há uma aceitação dos alunos para o uso dos Blogs na educação. Assim o blog pode ser visto como uma ferramenta de apoio ao ensino presencial.
By: Bruna Estefani

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Construção dos Blogs

O blog pode ser utilizado em diversas disciplinas, com diversos propósitos educacionais. Não existe uma escolaridade própria para seu uso devido a sua flexibilidade é o uso ilimitado.
Mas como inserir o blog na educação?
Browntein e Klein (2006) sugere oito passos para inserir no ensino universitário de ciências. Os oito passos podem ser usados para o ensino médio.
 1º Decidir o propósito do Blog.
2º  Decidir quem vai postar no blog.
3º Estabelecer regras de freqüência de postagem e avaliação destas.
4º Conhecer as regras de utilização que a instituição estipulou.
5º Decidir se o blog será público ou privado.
6º Criar regras de etiqueta para o uso do blog pelos alunos.
7º.  Adaptar os blogs às necessidades do ensino;
8º Tornar o blog uma extensão agradável da sala de aula.

A primeira etapa da construção do blog consiste em determinar a modalidade, a autoria e a privacidade. A segunda etapa constitui na escolha de um servidor para criar o blog. Tem que ser um que disponibilize uma boa edição de texto suportasse  vários formatos de arquivos e possibilite  a  autoria  coletiva  e individual e a privacidade, de preferência tudo isso gratuitamente.
Para fazer um breve relato do que foi feito pelos pesquisadores usarei a metodologia da professora Juliane, que tenho certeza que está copiando desse artigo.

Primeiro apresentou para os alunos o Blog. Em seguida ficou em aberto para que os alunos escolhessem criar um blog individual ou em grupo. Em seguida decidiu formar grupos para a criação do blog. Foi estipulado o que seria feito. Cada aluno teria que postar individualmente sobre o tema cientifico que ficou de trabalhar. O blog ficou visível para o publico, afinal tem o fim educativo. Os alunos puderam editar a aparência do blog, escolher um nome. Foi decidido a freqüência que os alunos teriam que postar no blog. Os blogs foram incrementados com linkins de outros sites como Scielo e Química Nova. E foi criado um linkin com instruções, do que deveria ser feito, cronograma (quando teria que ser postado), monitoria ( o horário em que passaria vendo as postagens).
Ou seja, tudo o que a professora está Juliane está realizando foi feito por esses pesquisadores com outra turma. O nosso linkin de instruções, cronograma e monitoria é próprio blog dela.
By: Bruna Estefani

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

 Ensino de ciências na 5ª serie através software educacional: o desperta da física.


Crianças convivem diariamente com a tecnologia, não seria muito difícil leva experiências ou métodos tecnológicos envolvendo a física. Baseando se em jogos científicos com finalidade de produzir aprendizagem, sons e animação fazem com que haja interação dos alunos na sala de aula.
O processo de assimilar é a parte de vê, ouvir e assim promovendo o conhecimento cientifico, a criança nessa fase de idade ela esta adapta ao conhecimento, pois a curiosidade, um debate em sala de aula, peças de tetro faz com que ela desenvolva sua opinião própria.Os software é um ótimo meio de educação na escola estimulando aprendizagem, mas com o auxilio do professor para que serve cada função, para que ele tenha uma ideia de qual a finalidade do programa.
 Procurando induzir os alunos a se diverti e a prender com os jogos ou programas educativos, que é um ótimo meio de relacionar aluno e professor e mostrar que a física não é só uma matéria, mais que vários fenômenos físicos ocorrem em nosso dia a dia, e mostrado um lado bem mais pratico de resolver os problemas e devolvendo varias habilidade dos alunos e raciocínio
O objetivo deste meio educacional não visa só o conhecimento do aluno mais também o do professor que devera se relacionar melhor com seus alunos.

By: Laari :D

Blogs: Aplicação na Educação em Química

O artigo “Blogs: Aplicação na Educação em Química” é uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o uso de blog na educação. É mais voltado para o ensino de química, mas pode nos ensinar muito sobre a forma correta de usar um blog na educação. Farei vários post para que não fique cansativo. Por enquanto é isso. Até quarta da semana que vem espero ter concluído todos os post. Partiremos do início.
Afinal o que é um BLOG?
Blog é como se fosse um diário onde você pode escrever tudo que quiser. Todo texto é chamado de Post ou Postagem. Além de textos você pode postar vídeos, imagens. Pode ter seguidores e seguir outras pessoas. De inicio o blog tinha a finalidade de postar tudo o que acontecia com as pessoas. Atualmente tem sido usado com a finalidade de ensinar, é o chamado “edublog”, ou seja, blog destinado à educação.
O blog é bem mais simples que um site, pois não necessita de manutenções. Os textos seguem em ordem cronológica, do mais atual para o mais antigo.
Porque eu vou querer um Blog?
É simples, se você gosta de escrever, de ver vídeos e gosta de dividir com outras pessoas, o blog é um bom meio para que isso ocorra. Atualmente tem sido defendido por pesquisadores, porque eles acreditam no seu potencial para educação. Já existem dois blogs dignos de notas: Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com alunos do ensino fundamental (Dutra e cols., 2006) e Blogs para a aprendizagem de física e química (Moresco e Behar, 2006).
Qual a finalidade desses blogs e como eles funcionam?
Bom, o blog de Dutra e cols tem o objetivo de desenvolver a autonomia e a criatividade de alunos do ensino fundamental. Os alunos tiveram que pesquisar sobre ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia, que são elas: o blog; os mapas conceituais, através do software Cmap Tools; e o wiki. E os alunos tiveram que postar no blog o que aprenderam sobre o tema pesquisado.
Já Moresco e Behar propuseram aos alunos de química e física do ensino médio a criação de blogs, onde os alunos, divididos em grupos, teriam que pesquisar e publicar textos ilustrativos e linkins sobre os temas curriculares de química e física. 

Por hoje é só.
by: Bruna Estefani