O blog pode ser utilizado em diversas disciplinas, com diversos propósitos educacionais. Não existe uma escolaridade própria para seu uso devido a sua flexibilidade é o uso ilimitado.
Mas como inserir o blog na educação?
Browntein e Klein (2006) sugere oito passos para inserir no ensino universitário de ciências. Os oito passos podem ser usados para o ensino médio. 1º Decidir o propósito do Blog.
2º Decidir quem vai postar no blog.
3º Estabelecer regras de freqüência de postagem e avaliação destas.
4º Conhecer as regras de utilização que a instituição estipulou.
5º Decidir se o blog será público ou privado.
6º Criar regras de etiqueta para o uso do blog pelos alunos.
7º. Adaptar os blogs às necessidades do ensino;
8º Tornar o blog uma extensão agradável da sala de aula.
A primeira etapa da construção do blog consiste em determinar a modalidade, a autoria e a privacidade. A segunda etapa constitui na escolha de um servidor para criar o blog. Tem que ser um que disponibilize uma boa edição de texto suportasse vários formatos de arquivos e possibilite a autoria coletiva e individual e a privacidade, de preferência tudo isso gratuitamente.
Para fazer um breve relato do que foi feito pelos pesquisadores usarei a metodologia da professora Juliane, que tenho certeza que está copiando desse artigo.
Primeiro apresentou para os alunos o Blog. Em seguida ficou em aberto para que os alunos escolhessem criar um blog individual ou em grupo. Em seguida decidiu formar grupos para a criação do blog. Foi estipulado o que seria feito. Cada aluno teria que postar individualmente sobre o tema cientifico que ficou de trabalhar. O blog ficou visível para o publico, afinal tem o fim educativo. Os alunos puderam editar a aparência do blog, escolher um nome. Foi decidido a freqüência que os alunos teriam que postar no blog. Os blogs foram incrementados com linkins de outros sites como Scielo e Química Nova. E foi criado um linkin com instruções, do que deveria ser feito, cronograma (quando teria que ser postado), monitoria ( o horário em que passaria vendo as postagens).
Ou seja, tudo o que a professora está Juliane está realizando foi feito por esses pesquisadores com outra turma. O nosso linkin de instruções, cronograma e monitoria é próprio blog dela.
By: Bruna Estefani